sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Na minha próxima experiência, vou tentar produzir um tipo de transporte com lagartas em que o condutor vá de pé e com uma pequena caixa de carga. A ideia é fazer um meio de efectuar pequenas deslocações em qualquer terreno. Baseei-me no design mais antigo e competente que encontrei; o de Kegresse, criado em 1917 e desenvolvido pela Citroen que promoveu grandes expedições como o Cruzeiro Negro na qual veiculos equipados com lagartas percorreram milhares de quilometros cruzando diversos continentes.

Gostaria que tivesse motor eléctrico (ou dois) e atingisse uma velocidade de 11-15 km/h. Espero conseguir motores, baterias e electrónica adaptável ao projecto.

A forma de um veículo de lagartas mudar de direcção implica a travagem de uma lagarta pelo que roda sobre essa o que vai implicar a utilização de electrónica com algum grau de complexidade, penso usar um PIC para resolver o problema.

Como não existem muitos transportes em que possa copiar ou utilizar peças tenho de criar quase tudo de origem. Para isso vou fazer uma lagarta de teste, de forma a compreender os problemas e imaginar possíveis soluções. A lagarta vai ser em borracha, a corrente de tracção é uma corrente de mota e os apoios anterior e posterior são 2 pinhões de ataque de mota. Vou fixar a correia de borracha à corrente de tracção e apoiar ambas.

A base vai ser em cantoneira (20mm) a que vou soldar parafusos para apoiar os roletes, sendo sobre estes que cerca de 80% do peso vai recair (são da loja do chinês, custaram 0,80€ e não têm rolamento, no definitivo vou colocar com rolamentos).





O apoio traseiro pode ser fixo directamente, o frontal ser amovível de forma a poder ser afinado em relação á corrente de tracção, tem um parafuso para apertar à medida.




Este teste vai ter cerca de 340mm de comprimento.




Aqui, já montei todas as partes, mas ainda não cortei a corrente, parece-me, à primeira vista, que vai ser necessário colocar mais um par de apoios á frente, mas vou deixar isso para depois de experimentar.

Os roletes recebem todo o peso, embora uma parte se faça directamente sobre a corrente.

Atenção: Não tive qualquer preocupação em colocar tracção neste modelo apenas torna-lo um apoio.

Sem comentários:

Enviar um comentário