segunda-feira, 12 de julho de 2010

Trotinete Electrica - 2


Já arranjei tempo para fazer mais um pouco da trotinete. Fiz a forqueta da frente e coluna de direcção. Como era só mais um tubo acabei por fazer o pescoço de ligação entre a coluna e o quadro. Assim já fica a parecer-se com qualquer coisa!


Vamos por partes; a forqueta da frente é feita de uma forqueta velha e comprida que reduzi cortando e soldado as apoios da roda:



A coluna é feita com um tubo de 30mm e leva rolamentos de coluna de bicicleta.

Normalmente e porque tenho pouco material para fazer um correcto alinhamento, após os cortes dou um pingo de solda e tento alinhar o melhor possivel ( a tecnica é: uma pancada para aqui, outra para ali......).


Após a montagem da coluna soldei-a ao pescoço, este, fiz num tubo muito resistente, em aço, é nele que vai acabar todas as tenções do quadro.

Apesar da forma já se parecer, se colocar peso em cima, vai necessariamente dobrar ao meio, pois a base do pescoço não tem firmeze suficiente.







Partes da frente e trás







Estes pneus, que me parecem esteticamente equilibrados são roda 12, têm cerca de 30cm. A trotinete vai andar a cerca de 8 m do chão o que deixa uma caixa de baterias com 7 cm  (as baterias medem de altura 6 cm). Estas medidas permitem ainda utiliza-la como uma vulgar trotinete de pé.

Proximos passos:

 - Tornar firme o final dos pescoço;
 - Fazer o guiador e coluna do guiador(não esquecer que temos de levar a trotinete no carro....)
 - Fazer caixa das baterias
 - Montar travões 
 - Motor e montagem electrica


Bem, para ser franco o motor está ainda em Inglaterra e temos muito tempo para fazer asneira, desculpem, aperfeiçoamentos. Hoje foi produtivo.

Até depois.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Bruxinha bruxilda

Este é o novo cata vento do meu "laboratório".


A bruxinha é feita em chapa de inox assim como a ventoinha, que está montada num rolamento.





Gosto da ideia de voar numa vassoura, apesar desta ser um pouco moderna.


domingo, 27 de junho de 2010

Trotinete Electrica - 1

Estou a construir uma trotinete para a minha filha.

O objectivo é fazer uma trotinete electrica com 1,10 mt (para caber facil no porta bagagem do carro), motor de 350W e baterias gel de chumbo com mais de 17ha. Vou dimensionar o quadro para poder com um adulto. As rodas são de bicicleta 12 e com rasto, normalmente estas rodas são de bicicleta de criança.

A primeira dificuldade foi encontrar uma roda live, por forma a que possa rolar livremente numa descida ou se faltar as baterias.

A forma que encontrei mais simples de o fazer foi fixar a cremalheira do motor eletrico a uma roda livre vulgar de bicicleta, como estou a usar rodas de bicicleta foi só alargar o furo da cremalheira uns milimetros e fixa-lo com 4 parafusos á roda livre de bicicleta.

Aqui visto pela parte de trás








O quadro, como sempre, é das partes mais dificieis. Optei por cantoneira com 20mm para a parte superior. Vai formar a parte superior da caixa das baterias e ganhará rigidez quando levar a tabua



Já deixei os entalhes para o eixo traseiro





A seguir vou ocupar-me da coluna de direcção e forquilha da frente, ao mesmo tempo estou a elaborar o esquema dos travões, que são mais dificeis de colocar que o motor.

O motor não consegui arranjar em Portugal, mas já encontrei um fornecedor em Inglaterra.
Estes motores não são os mais eficazes nem actuais mas são baratos, pelo menos em relação aos motores sem escovas e permitem manter o orçamento baixo.

Até ao proximo post.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Turbina Tesla

Á algum tempo fez-me curiosidade o funcionamento da turbina de Tesla . Tesla nasceu em 10 de Julho de 1856, em Smiljou na actual Croacia, inventor, trabalhou com Tomas Edison e acabou por ter o seu próprio laboratório, inventou o motor eléctrico AC e foi das maiores influencias na aceitação e utilização da corrente alterna, faleceu em 7 de Janeiro de 1943.

Curioso? ….
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nikola_Tesla

Uma das suas invenções mais estranhas foi uma turbina, formada por discos perfeitamente lisos e que originalmente foi utilizada na produção de energia eléctrica. Uma caldeira fornecia vapor à turbina que tinha acoplado um gerador.
Esta turbina baseia-se na adesividade de um fluido na superfície de um material, a deslocação de um face ao outro fornece movimento.
Existem na net varios exemplos de turbina, utilizei a que me pareceu mais simples de fazer.
É importante referir que a este tipo de turbina tanto pode ser fornecido um fluido que provoca energia mecânica, como o contrario, fornecendo energia mecânica provoca a deslocação do fluido.
Fiz a experiência com CDs velhos. De um dos lados os CD têm um ressalto de cerca de 1 mm o que fiz foi virar todos para o mesmo lado e colar uns aos outros. Seguidamente fiz furos ao longo de todos este é a saída do fluido (ar)

A experiência foi feita com 4 bar e fiquei impressionado com a velocidade de rotação que atinge, só com a passagem do ar pela superfície dos CDs.

A construção é absolutamente simples

Eixo e tampa traseira





Discos já colados, o intervalo entre eles é de 1mm.






Conjunto completo


Para se ver o movimento;



sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Na minha próxima experiência, vou tentar produzir um tipo de transporte com lagartas em que o condutor vá de pé e com uma pequena caixa de carga. A ideia é fazer um meio de efectuar pequenas deslocações em qualquer terreno. Baseei-me no design mais antigo e competente que encontrei; o de Kegresse, criado em 1917 e desenvolvido pela Citroen que promoveu grandes expedições como o Cruzeiro Negro na qual veiculos equipados com lagartas percorreram milhares de quilometros cruzando diversos continentes.

Gostaria que tivesse motor eléctrico (ou dois) e atingisse uma velocidade de 11-15 km/h. Espero conseguir motores, baterias e electrónica adaptável ao projecto.

A forma de um veículo de lagartas mudar de direcção implica a travagem de uma lagarta pelo que roda sobre essa o que vai implicar a utilização de electrónica com algum grau de complexidade, penso usar um PIC para resolver o problema.

Como não existem muitos transportes em que possa copiar ou utilizar peças tenho de criar quase tudo de origem. Para isso vou fazer uma lagarta de teste, de forma a compreender os problemas e imaginar possíveis soluções. A lagarta vai ser em borracha, a corrente de tracção é uma corrente de mota e os apoios anterior e posterior são 2 pinhões de ataque de mota. Vou fixar a correia de borracha à corrente de tracção e apoiar ambas.

A base vai ser em cantoneira (20mm) a que vou soldar parafusos para apoiar os roletes, sendo sobre estes que cerca de 80% do peso vai recair (são da loja do chinês, custaram 0,80€ e não têm rolamento, no definitivo vou colocar com rolamentos).





O apoio traseiro pode ser fixo directamente, o frontal ser amovível de forma a poder ser afinado em relação á corrente de tracção, tem um parafuso para apertar à medida.




Este teste vai ter cerca de 340mm de comprimento.




Aqui, já montei todas as partes, mas ainda não cortei a corrente, parece-me, à primeira vista, que vai ser necessário colocar mais um par de apoios á frente, mas vou deixar isso para depois de experimentar.

Os roletes recebem todo o peso, embora uma parte se faça directamente sobre a corrente.

Atenção: Não tive qualquer preocupação em colocar tracção neste modelo apenas torna-lo um apoio.