Todas as minhas ideias se destinam a cumprir um fim, seja uma necessidade ou um sonho.
A primeira "coisa" que apresento é uma maquina, cuja ideia inicial surge da necessidade de fazer pequenas deslocações nas proximidades de casa. De referir que vivo no campo, cercado de estradas de terra batida.
Enquanto procurava os materiais para fazer a "coisa" decobri numa sucata, perto de Leiria, uma velha Yamaha CT50 que tinham sofrido um embate lateral e tinha o quadro completamente torto, todos os plasticos estavam partidos, mas o motor estava intacto
Como vinha em muito mau estado a minha ideia era só aproveitar o motor e adquirir todas as outras peças, mas acabei por integrar partes do quadro, rodas, coluna de direcção, jantes e travões. O motor, com algum esforço, acabou por trabalhar.
Confesso que não tirei fotos desta fase, sendo esta a minha construção menos documentada. As primeiras fotos foram tiradas quando estava numa fase de pre-construção (mas já funcional).
Ainda durante a fase em que a ideia era desenvolvida, senti que precisava de corrigir o aspecto fisico pelo que fiz uma serie de alterações.
Posteriormente e após me certificar que a ideia funcionava, desmontei tudo, corrigi todas as soldaduras, pintei á pistola e voltei a montar.
Actualmente, é uma maquina muito utilizada, tem um aspecto mais "de compra" embora aqui e ali se note que teve origem em materiais que já sofreram muito.
O aspecto final
Vista geral do motor, filtro de ar e grades de protecção lateral, uma forma de transmitir uma impressão de largura e proteger motor e filtros.
Poisa pés, esta estrutura foi integralmente feita e revista varias vezes, sendo a parte mais importante para a estabilidade geral, de notar que no total acrescentou mais 45 cm ao comprimento da mota.
Painel de instrumentos com comando de luzes, ignição e todas as funções da chave, fiz em chapa de inox e pensei em forrar de neopren (material dos fatos de mergulho), que não consegui arranjar, pelo que fiz numa espuma plastica e parece-me que o efeito foi conseguido.
Promenor da roda da frente, completamente refeito (à marretada e maçarico)
Se repararem já tem uma camada de pó. É simples, estável, pratica e tem um tempo de adaptação extremamente curto para o condutor. Vai a todo o lado e gasta pouco.
Este foi o meu 1º post, foi de uma maquina que demorou cerca de 1 ano a completar.
Eu cá gosto de dar um clique nas fotos e ter acesso a uma versão ampliada, esta seria uma boa adição :)
ResponderEliminarE já agora, quanto maior a distância entre a base da plataforma (centro de gravidade) e os eixos das rodas, mais estável fica a trotinete. Não é?
Aposto que fora da estrada parece uma cabra aos saltos!