Existem algumas versões comerciais, principalmente na Alemanha e Austria. São normalmente feitas em aluminio de alta qualidade, com rodas pequenas, facilmente desmontaveis e transportaveis numa mochila destinam-se a facilitar a volta em caminhadas de montanha e a fazer descidas de montanha utilizando o teleferico para a ida.
Como tenho na oficina uma roda 26 e uma 20, ambas da frente, com jante e eixo vou utiliza-las. Assim como um guidor e respectivo suporte e as duas suspenções da frente e de trás. Todo este material foi ficando na oficina ao longo do tempo e é de baixo custo.
Como habitual, coloco no inicio do projecto algumas "exigencias";
- Suspenção em ambas as rodas;
- Travões cantaliver;
- Sem pedais;
- Quadro só com material que exista na oficina;
- A unica peça a comprar são dois poisa pés de mota.
Utilizei um tubo quadrado de ferro normal com 1.5 mm de parede.Como este tubo é demasiado fraco para este efeito, vou ter de reforça-lo em varios pontos.
Comecei por fazer a parte traseira. Perfis retangulares com reforço no topo para receber a suspenção. O mais dificil foi imaginar o triangulo da suspenção e colocar o fulcro no ponto correcto de forma a que o elemento de suspenção fosse afinavel. Como precisava de fazer experiencias elaborei o quadro.
Utilizei reforços de chapa com 2 mm na zona do quadro com maior responsabilidade:
Estra é a primeira versão a suspenção de trás tem um grande triangulo. Este triangulo comprido amplifica qualquer folga que fazendo com que a roda traseira abane com muita facilidade.
O tubo do quadro oscilava, lateralmente, um pouco, pelo que coloquei um segundo tubo, mais estreito. Esteticamente não fica mal.
Segunda versão aproximei o fulcro (ponto de apoio da alavanca) da roda, reduzindo imediatamente as vibrações, coloquei o apoio descentrado e como que seguindo a inclinação do quadro apenas por motivos esteticos, provavelmente terei de colocar um reforço entre o fulcro e o apoio do poisa pés.
O promenor de reduzir as dimensões do triangulo transmite uma impressão de ser mais compacta o que me agrada.
Coloquei uma escora do fulcro para o braço da suspenção, apenas por segurança, é nesta zona que o travão vai actuar e as forças presentes são muito fortes, parece-me que a inclinação não é a mais correcta em termos esteticos, promenor a corrigir.
Promenor do fulcro, é feito com as dobradiças de porta, que já utilizei mais vezes, embora desta vez tenha utilizado o proprio eixo onde fiz uma rosca em cada ponta (M12). Este tipo de rosca não é seguro, vou ter de colocar qualquer segurança.
Promenor do poisa pés, dobrei um um varão retangular com 10 mm e prendi os poisa pés com parafusos M10, e dureza 12.9. Reforcei o quadro para evitar surpresas.
Falta colocar os travões, que tambem arranjei na sucata e o apoio do poisa pés não está correcto. Penso que deveria por ser alteravel, de forma a baixar para utilizar como trotinete e subir para fazer downhill. Vou fazer todas as soldaduras, (as que tem são só pontos para experiencias) e dar uma pintura.
As suspenções cumprem as suas funções e o elemento de trás é afinavel consoante o peso. Ficava mais interessante com rodas mais pequenas, para ser mais facilmente transportada e uns travões de disco eram mais eficazes, mas isso iria implicar outros custos.
Gosto destes projectos, não se gasta muito dinheiro por estas peças serem baratas e faceis de arranjar na sucata e faz uma maquina utilizavel e funcional.
Fiquem bem, depois coloco a continuação.
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