sábado, 26 de novembro de 2011

Trotinete - 4



Já foi utilizada pela dona e não só, é simples e pratica, muito facil de utilizar.
 
Tive de reformular novamente o suporte do motor. Subiu cerca de 50 mm, para deixar o maximo de espaço livre na tabua.
A coluna de direcção foi internamente reforçada.

Um pequeno promenor, quando fiz o skate utilizei um motor de 250 w e baterias de 4.7 ha, neste tenho motor 300w e baterias 7 ha e parece-me mais potente e com mais binario.


Está bastante avançada, mas antes de pintar ainda quero fazer uns promenores.......! 

Como está é muito normal ......!


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Sistema direcção fantastico - SQRL

  Vi na net uma bicicleta com um sistema de direcção fantastico. Chama-se SQRL e parece-me uma ideia fabulosa. Como tenho uma data de sucata e praticamente não preciso de gastar nenhum dinheiro, vou fazer um prototipo para ver como fica.

Preciso de uma roda 16 e duas rodas pequenas (180 mm de diametro), estas são de um projecto antigo de um carro á vela.



Preciso ainda de uma coluna de direcção, um banco, uma corrente, pedaços de tubo, electrodos e vamos a isto.



Para a coluna de direcção vou aproveitar partes de bicicleta, mas colocados de uma forma que por si  só não precisam de ser directamente actuados sendo a condução efectuada pela  posição do condutor.


 
Para o quadro vou aproveitar partes de quadros velhos.


Na parte de trás do quadro vou fazer um suporte diferente.


O aspecto é mais ou menos isto.



Uma peça importante são os travões, como na original são de travagem em contra pedal e não vou gastar o valor que estes custam, tive de arranjar uma solução. Tinha um cubo de roda livre, o que fiz foi soldar a parte interior com a exterior:





Quando tiver evoluido isto logo coloco mais fotos.


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

bike dobravel - Folding bike

Ainda não acabei o projeto anterior e já arranjei outro.

A bicicleta que fiz anteriormente ficou óptima, mas para a transportar é complicado.

Para poder transportar facilmente no carro, vou fazer uma dobrável.

Roda 20, banco confortável, tem de ter mudanças e vou tentar por uma suspensão.

A parte mais difícil de projetar é, sem duvida, a suspensão não só pelos elementos que a constituem mas também por aumentar o tamanho, o que numa bicicleta deste tipo não é muito conveniente.




Optei por uma solução bastante simples, que já tinham ensaiado quando fiz a bicicleta de roda grande mas se a coloca-se da mesma forma, iria inevitavelmente, aumentar o tamanho da bicicleta pelo que procurei uma solução diferente do habitual.Pensei em colocar o elemento de suspensão de um dos lados, ficando com um aspecto assimétrico
No entanto, não estou a gostar do aspecto, preferia uma coisa mais elaborada. À  algum tempo deram-me uma suspensão da frente completamente torcida, retirei as duas molas e vou utiliza-las nesta suspensão.
Acho que assim fica mais no espírito, reutilizar e baixo custo.
Para fazer o ponto de dobragem da suspensão vou utilizar uma peça, normalmente utilizada para fazer dobradiças de portas ou portões, vem com os tubos de ferro e o eixo central, tem um espessura de 25 mm, o maior problema é que o eixo tem 11mm, ou seja não o posso substituir por um parafuso M10 nem M12, mas quando for o caso logo vejo como resolver.

O quadro vai ser um perfil quadrado em aço de 50 mm de lado e 3 mm de espessura. Os braços da suspensão vão ser em perfil rectangular com 50 X 10 mm e espessura de 1,5 mm


Com uma broca craniana vou fazer  numa extremidade dois furos de 25 mm assim como nos dois braços.



Coloco o tubo central dentro dos dois furos, os outros dois são para os braços da suspensão




Tive a sorte de ao comprar 2 jantes na sucata encontrar uma com um sistema de três velocidades da Sturmei Archer o que resolve já o problema das velocidades e por 10€!

A peça mais complicada é sempre o cubo da pedaleira, porque tenho de arranjar um quadro e cortar, o que nem sempre é fácil e nem barato, mas desta vez arranjei outra solução. Comprei um sistema que se destina a substituir cubos que tenham a rosca estragada, pelo que é feito de forma a que as duas partes se encaixem na zona da rosca e apertem uma na outra.


A suspensão que imaginei, com as duas molas fica mais ou menos assim;


Estou agora a imaginar uma forma de poder ser ajustado de acordo com o peso do ciclista. Penso, que por serem molas de suspensão da frente, serão um pouco moles por isso vai ser importante poder de alguma forma, ser regulado.
Estou a pensar em colocar as molas sob tensão, assim, tenho de colocar um batente na parte inferior, para manter tudo no sitio. 

Vou colocando fotos à medida que for construindo.